sexta-feira, 9 de maio de 2008

Vênus

Vênus apresentando Amor a Zeus



Meu sonho...
Descobri então que o meu sonho era divino, proveniente de Deuses, o sonho é uma associação de imagens, desconexas do corpo, formadas no espírito enquanto se dorme, concluía então, uma fantasia, uma previsão de mim mesma, me vejo uma protegida dos Deuses, protegida de Vênus, protegida de Apolo, protegida do amor, uma eterna amante, amante dos meus dois filhos, amante do mar, amante do homem, amante da poesia que para mim era uma forma de expressão em que se revela uma visão própria de emoção sem lógica, sem razão, apenas de emoção, que toca, eleva encanta e causa lágrima, por comover, lágrimas de amor, um choro de amar. O choro era o consolo para Vênus, agora entendo o choro do amor, a lágrima sagrada dos Deuses, lágrima sagrada do amor. O choro então era também um consolo aos poetas, uma gota, uma cicatriz nas poesias.




A música
A música então, também era divina, proveniente de Deus, uma sublime arte de combinar os sons, arte de encantar e envolver o espírito, arte de elevar a alma, de expressar sentimentos, desejos, sonhos, é claro, eu sei, tem também a música pesada, que pesa na alma, e mais uma vez me vejo diante do bem e do mal, tudo tem dois lados, duas faces em uma só, o bem é o mal, o amor é o bem e é também o mal, assim como os Deuses nos beneficiam também nos prejudicam depende do desejo de cada um, depende da elevação de cada espírito, da sabedoria de cada alma.




Resposta dos deuses
O oráculo na religião grega é a resposta dada pelos deuses às perguntas dos humanos. O oráculo mais antigo é o de Zeus, em Dondora, existiam muitos outros oráculos dedicados a outros deuses, mas o mais conhecido era o de Apolo, em Delfos. Os pedidos ao oráculo eram feitos juntamente com rituais predeterminados, e as respostas muitas vezes vinham por sonhos, então os sacerdotes tinham a função de interpretar, mas Apolo falava através da sibila ou sacerdotisa divina, que entrava em transe possuída pelo Deus Apolo. Em Roma os oráculos não tinham tanta importância como na Grécia. O oráculo de Apolo era fascinante, e o oráculo me fascinava cada vez mais, simplesmente eu me identificava cada vez mais com os deuses. Era como se eu tivesse feito parte dessa época, como se eu tivesse presenciado toda essa história, como se eu fosse também um deus, assim como Vênus era mãe de dois filhos e lutava por eles, eu também! Fascinada pelo mar, pela música e pela poesia, assim como eu também! Dedicada aos romances, dedicada ao sentimento, assim como eu também! Desejos do bem e desejos do mal, assim como eu também!




Em alguns momentos somos do bem em outros somos do mal, mas dificilmente reconhecemos, o egoísmo, a inveja, a ganância, são desejos do mal, a angústia é a guerra entre o bem e o mal dentro de nós, e dificilmente entendemos, o amor, a dependência, o ciúme, eram do mal, assim como também o amor era do bem, mas sem domínio, sem o desejo de retribuição, mas dificilmente compreenderíamos, somos ao mesmo tempo o bem e o mal, assim como Deus, como todos os deuses, assim somos nós, deuses de nós mesmos, deuses do bem e do mal. Nós escolhemos quem devemos ser a cada instante, se devemos ser maus ou se devemos ser bons, a cada instante mudamos e não percebemos, não nos damos conta da constante mutação que vivemos, não nos damos conta do ser inconstante que somos, a cada instante um novo ser, a cada instante um ser mal e ou bom.



Mais um trecho do livro Vênus (Sônia Vianna Landeo)

Um comentário:

marinez gentil frada disse...

Sobre a dualidade do Ser. O Bem e o Mal que estão nos homens. A escolha será sempre nossa. Vênus, Afrodite, é a deusa do amor, amor erótico que estão em todos os humanos. Apolo é o deus solar, a sabedoria, que também está nos humanos. E nós, humanos, podemos escolher. Visão sempre otimista da vida embora reconhecendo a duplicidade do homem.